RSS

COMO MONTAR UM TABULEIRO

O tabuleiro de xadrez é um equipamento para a prática do xadrez, sobre o qual são dispostas as peças do jogo. Geralmente é de forma quadrada, com um padrão reticulado característico com alternância de duas cores entre as suas subdivisões. Normalmente é fabricado em madeira ou em plástico, mas pode ser empregue uma grande variedade de materiais como couro, mármore, marfim, vidro ou metal.

No xadrez ocidental, o tabuleiro é de forma quadrada, sendo seus lados divididos em oito partes, perfazendo um total de sessenta e quatro subdivisões. Em outras variantes, o número total de subdivisões pode ir de nove até cento e doze. Cada subdivisão do tabuleiro é denominada casa e recebe uma identificação única para a prática de notação das partidas, podendo-se tratar da identificação descritiva, algébrica ou numérica. Em tabuleiros bidimensionais, o conjunto retilíneo horizontal de divisões é denominado fileira ou fila, o conjunto retilíneo vertical é denominado coluna e os dois conjuntos retilíneo de casas da mesma cor que intersectam dois lados adjacentes do tabuleiro são denominados diagonais.

A prática do xadrez ocidental exige a utilização de um tabuleiro por partida. Entretanto, há variantes em que são utilizados de dois a sessenta e quatro tabuleiros. Conceitualmente o tabuleiro é limitado por seus cantos ou arestas do quadrado sobre o qual é desenhado. Todavia, existem tabuleiros em formato cilíndrico e toroidal, nos quais não existe a limitação de cantos. Formatos tridimensionais e hexagonais também são utilizados nas práticas de algumas variantes.

A primeira casa escura, na quina do tabuleiro, deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. A casa mais clara, portanto, estará à direita. Do lado oposto do tabuleiro, obviamente, a posição se repete.

A partir daí começa a arrumação das peças no campo de batalha. Na primeira fileira, partindo-se da esquerda para a direita: Torre, Cavalo, Bispo, Rei, Rainha, Bispo, Cavalo e Torre. Na segunda fila, imediatamente à frente, posiciona-se a infantaria representada pelos oito Peões da linha de frente.

Você Pode Confeccionar o Seu Próprio Tabuleiro

Veja Como:

Tabuleiro

Pegue uma cartolina branca e faça um QUADRADO com 20cm de lateral
Faça marcações a cada 2,5cm na linha da largura e na linha do comprimento.

Prolongue essas marcações até o lado oposto.
Nesse momento você já teve ter um papel quadriculado com 64 quadradinhos de 2,5×2,5cm.

Pinte um quadrado de preto e outro de branco e assim sucessivamente.

Por ultimo cole uma folha de papelão por baixo de seu tabuleiro para dar-lhe resistência

Peças

Essa é a parte mas fácil.

Recorte círculos de 2cm de diâmetro num total de 16 brancos e 16 pretos .

Preencha os círculos conforme abaixo:

02 R = Rei
02 D = Dama
04 B = Bispo (dois pretos e dois brancos)
04 C= Cavalo (igual ao Bispo)
04 T= Torre (igual ao Bispo)
16 P= Peão (8 brancos e 8 pretos)

Cole papelão no verso dos círculos (que parecerão moedas)

Seu tabuleiro está pronto.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.